• fortesufrrj

Pesquisadores da Rural usam inteligência artificial para identificar pneumonia por COVID-19

Os professores Filipe Braida e Leandro Alvim desenvolveram o XRayCovid-19, um aplicativo que  utiliza Inteligência Artificial para auxiliar o sistema de saúde no processo de diagnóstico da COVID-19. 


Ambos pertencem ao Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar, campus de Nova Iguaçu da UFRRJ.


O sistema está disponível em fase experimental no OpenLab do Programa de Pós-graduação em Humanidades Digitais, e pode ser acessado no link: https://www.ppgihd-open-lab.com/xraycovid-19





Basta carregar um arquivo com a imagem de uma radiografia de pulmões que, em poucos segundos, o sistema identifica se ela possui o padrão associado à COVID-19, à pneumonia comum ou a nenhuma das duas.





A proposta é disponibilizar essa ferramenta para contribuir com o sistema público de saúde no enfrentamento da atual pandemia, assim como das demais doenças respiratórias.

Os professores Braida e Alvim também estão iniciando contatos com pesquisadores da área de saúde de diversas universidades e centros de pesquisa a fim de estabelecer parcerias para o aperfeiçoamento do sistema, a definição dos melhores protocolos para a sua utilização e o desenvolvimento de novos recursos baseados na mesma tecnologia.

0 visualização

© 2020 por PPGIHD-UFRRJ

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon