A pandemia como desafio à academia

Atualizado: Abr 4

Prof. Alexandre Fortes

Departamento de História - IM-UFRRJ


A disseminação acelerada da COVID-19 desencadeia uma gigantesca demanda por dados e interpretações consistentes em tempo real

Essa pandemia, a primeira ocorrida na era das redes sociais, desencadeou uma avalanche de informações, muitas delas de procedência incerta e duvidosa, produzidas por um amplo leque de instituições e nas mais variadas áreas de conhecimento.

A comunidade científica tem um papel fundamental não apenas no desenvolvimento de métodos de prevenção e tratamento da pandemia, mas também no tratamento dos dados que subsidiam as políticas públicas e o comportamento social.

O jovem programa de pós-graduação em Humanidades Digitais da UFRRJ está utilizando este site como instrumento para colaborar no esforço de sistematização e análise crítica de dados e outras informações relevantes.


O corpo docente do programa também está amadurecendo projetos de pesquisa e desenvolvimento visando oferecer conhecimentos inovadores referentes a diversos aspectos da pandemia, particularmente no nosso âmbito geográfico de atuação, a Baixada Fluminense.


361 visualizações

© 2020 por PPGIHD-UFRRJ

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon